Indicadores Econômicos

Indicadores Econômicos
Indicadores Econômicos

Notícias

Fotos

Publicidade

Entrar

 
ArtigoS is developed by The SmartFactory (http://www.smartfactory.ca), a division of INBOX Solutions (http://inboxinternational.com)
Noticias > Cultura > Índígenas da Amazônia
Índígenas da Amazônia
Índígenas da Amazônia
Os indígenas da Amazônia habitavam originalmente a floresta tropical amazônica na América do Sul, que se estende por uma área muito vasta e apresenta grande variedade cultural e lingüística. Organizam-se predominantemente em tribos seminômades de caçadores-coletores, com agricultura pouco desenvolvida. Antes da chegada dos europeus não domesticavam outros animais , além de cães. Diferentemente das demais populações indígenas americanas (como a dos índios das planícies norte-americanas, que formavam confederações), a população indígena da Amazônia está dispersa em pequenas populações tribais, como os ianomami. O parentesco entre estas populações tribais baseia-se em um sistema de grupos patrilineares (linhagens traçadas segundo a ascendência paterna).

Os ritos de puberdade são de grande importância, sendo que algumas tribos se dividem em clãs totêmicos (isto é, grupos que se consideram descendentes de ancestrais míticos comuns e se distinguem por certas observâncias rituais).

AS crenças religiosas predominantes são formas de culto aos espíritos ou o animismo, e os xamãs são considerados mediadores entre o mundo dos vivos e o mundo espiritual. Os xamãs também são curandeiros e freqüentemente usam drogas alucinógenas como meio para entrar NO mundo dos espíritos. Outras formas de práticas mágicas e crenças religiosas se expressam através da ornamentação corporal.

A mitologia dos povos amazônicos é bastante diversificada, embora um dos maiores especialistas NO assunto, Lévi-Strauss, sustente que há padrões complexos de similaridade comuns a um grande conjunto de narrativas míticas.

NO contato destes indígenas com a ocupação de origem européia teve geralmente conseqüências desastrosas, como epidemias, desmatamento e alteração das condições de vida, grandes migrações e conflitos diretos pela posse de terras.

Portal Amazônia
Fonte: Enciclopédia Folha
  Veja em artigo em formato PDF Imprimir artigo Enviar artigo

Navegue pelos artigos
Artigo prévio Mulheres indígenas receberão R$ 1,3 milhão para executar projetos Concerto marca hoje aniversário do Theatro da Paz em Belém Próximo artigo

Procurar

Enquetes